Em 2017, o Brasil atingiu a posição de segundo país com mais utilizadores do Instagram. Ao total, são mais de 45 milhões de brasileiros que utilizam a rede frequentemente, que tem 700 milhões de usuários.
Isso mostra que há milhares de oportunidades disponíveis para quem vende. O seu público está nessa rede e, portanto, fazer parte é fundamental para tirar o melhor desse canal.
Porém, é indispensável saber como criar um Instagram perfeito para vender, de modo a aproveitar o melhor que a rede social tem a oferecer. Para descobrir como fazer isso, continue lendo e saiba tudo!
Complete as informações do perfil
Antes mesmo de pensar no que postar, é fundamental que o seu perfil esteja completo. Opte por um usuário fácil de ser lembrado e que se relacione com aquilo que você vende.
Na parte das informações, explique rapidamente os produtos vendidos, deixe os dados de contato e onde outros itens podem ser vistos. Dessa maneira, o cliente terá uma ideia de como fazer a compra.
Procure facilitar, ao máximo, a tarefa de uma pessoa entrar em contato, nem que seja para tirar uma dúvida.
Aposte em fotos bonitas e com boa resolução
Quanto às postagens, é muito importante publicar imagens bonitas e que tenham a ver com o que você vende. Invista nas melhores capturas dos produtos e em itens que se relacionem.
Se faz parte do mercado sensual, por exemplo, vale postar fotos dos brinquedos sensuais, mas, também, de casais. A partir disso, poderá fazer legendas informativas e relacionar com os seus produtos.
Deixe as postagens pessoais de lado e não se esqueça de usar os filtros e recursos de edição, já que eles chamam mais a atenção de quem está do outro lado da tela.
As hashtags são indexadores de conteúdo, que reúnem tudo o que é dito sobre um determinado assunto. Para usá-las, basta adicionar # antes de uma palavra ou uma pequena frase.
Se a sua postagem fala de um novo lubrificante, por exemplo, pode investir em opções como #vidaadois #relacionamento #prazer #sexshop e assim por diante.
Busque opções que, de fato, tenham a ver com o que você está dizendo para atrair gente possivelmente interessada.
Estimule a interação e responda os comentários
Um Instagram perfeito para vender não serve apenas como uma espécie de megafone, em que os produtos são anunciados sem parar. Ele é, na verdade, uma ótima oportunidade para conhecer melhor seus clientes, criar relacionamentos e favorecer as vendas.
Para isso, estimule a interação. Faça perguntas em suas postagens, peça likes e se ofereça para tirar dúvidas. Isso aumenta o engajamento com cada publicação e gera novas oportunidades.
Mas atenção: é indispensável responder todos corretamente. Assim, você oferecerá segurança e demonstrará cuidado com os clientes.
Além disso, é relevante usar as lives (transmissões ao vivo) e o recurso de Stories para demonstrar produtos e interagir com as pessoas, melhorando ainda mais o contato.
Converta o perfil para o de negócios
O Instagram permite converter, gratuitamente, o seu perfil para a versão empresarial. Além de a sua atuação funcionar como uma empresa, essa é uma forma de conseguir melhores resultados.
Graças aos recursos desse modelo, você poderá analisar as métricas e verificar, por exemplo, qual é o engajamento com cada publicação e qual é o comportamento dos usuários.
Também é dessa forma que são criadas as publicações patrocinadas, anunciando produtos e podendo gerar mais vendas.
Ao seguir essas etapas, você terá um Instagram perfeito para vender, capaz de captar as melhores oportunidades. Por isso, não perca a chance de aproveitar tudo o que a rede traz.
Se tiver alguma dúvida ou quiser acrescentar algo sobre o tema, aproveite os comentários do blog. Participe!