inicio / blog

Blog

Sexo e saúde: 7 benefícios do sexo para o seu corpo

16 jan

O prazer não é o único benefício do sexo. Todo o organismo é positivamente afetado pela prática, bem como os relacionamentos. O sexo é benéfico de diversas formas e é sobre isso que vamos falar hoje.

O melhor de tudo é que essas vantagens são confirmadas pela ciência. Muitos estudos foram realizados com o intuito de entender que reações as relações sexuais provocam no corpo humano, durante as pesquisas foram constatadas diversas manifestações positivas para o organismo. Você tem alguma ideia de quais são elas? A seguir, veja quais são 7 delas e surpreenda-se!

1. Menos dores, mais prazer!

A prática sexual é capaz de liberar algumas substâncias no organismo, como a endorfina. Além de trazer a sensação de bem-estar, ajuda a relaxar e a diminuir várias dores musculares, enxaquecas e outros quadros.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Münster, na Alemanha, chegar ao orgasmo ajuda a aliviar as dores de cabeça. Além disso, a prática diminui cólicas menstruais, segundo a Universidade da Flórida.

2. Sono e relaxamento

Dormir bem é um dos fatores essenciais para ter um dia feliz e produtivo. Felizmente, um dos benefícios do sexo é a melhora da qualidade do sono. Isso acontece porque há um aumento da ocitocina, (chamado de “hormônio do amor”) e uma diminuição significativa nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Assim, fica fácil relaxar.

De acordo com um estudo da Universidade Queensland, cerca de 60% das pessoas afirmam que dormem melhor após o sexo. Esse pode ser um jeito simples e delicioso de combater a insônia e ter uma noite de qualidade — em todos os sentidos, né?

3. Emagreça com prazer!

Outra vantagem, entre os vários benefícios do sexo, está associada ao fato de a atividade sexual ser uma espécie de atividade física. Os movimentos naturais da atividade e o aumento da frequência cardíaca fazem com que o metabolismo fique acelerado. Então, é possível queimar calorias de um jeito gostoso.

Pesquisadores das Universidades de Montreal e de Québec descobriram que os homens queimam 4,2 calorias por minuto e as mulheres, 3,1. Então, 45 minutos de prática ajudam a queimar, no mínimo, 140 calorias!

4. Diminuição do risco de câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens do Brasil. Felizmente, o sexo pode ajudar a evitar esse quadro.

De acordo com a Universidade de Harvard, a ejaculação periódica está ligada a riscos até 33% menores de câncer de próstata. A estimulação anal em homens também é positiva. Segundo a Universidade do Cairo, o estímulo ao ponto G masculino diminui a inflamação da próstata e pode até ajudar na detecção precoce do câncer.

5. Fortalecimento do coração

As mulheres são especialmente propensas a problemas cardiovasculares. No entanto, um dos benefícios do sexo é a melhoria na circulação e no funcionamento do sistema.

Segundo a Universidade Estadual de Michigan, um bom relacionamento sexual fortalece o coração feminino e ainda diminui os riscos de hipertensão. É, portanto, um jeito de cuidar da saúde e de evitar problemas mais graves.

6. Reforço da imunidade

Quem tem um sistema imunológico forte sofre menos com doenças contagiosas e tem maior bem-estar. Nesse sentido, as relações sexuais ajudam a reforçar essas funções.

De acordo com um estudo ligado à Universidade Estadual de Pittsburg, os hormônios sexuais controlam e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, pesquisadores da Universidade Wilkes descobriram que pessoas que fazem sexo com frequência (uma ou duas vezes por semana) têm 30% a mais de imunoglobina A, responsável pelas defesas do organismo

7. Aumento da autoestima

Os impactos na parte física não são os únicos benefícios do sexo. A prática também gera resultados sobre a vida psicológica e é capaz de alterar positivamente a autoestima. A liberação de hormônios e neurotransmissores, oferece bons impactos sobre a autoconfiança.

Inclusive, é um cenário que se consolida mesmo no sexo casual. De acordo com as Universidades Cornell e de Nova York, a prática com parceiros que não são fixos pode, sim, aumentar a autoestima.

E aí, será que existe forma melhor de cuidar do corpo e da mente? Compartilhe o post nas suas redes sociais e descubra o que seus amigos e crushes acharam da lista. 😉


mm
Marcela Gonçalves

Formada em Design Gráfico e pós graduada em Gestão Estratégica da Comunicação. Responsável pelo desenvolvimento do site, material de divulgação e redes sociais da A Sós.

Email Facebook

Veja também

Comentários


Receba novidades por email