inicio / blog

Blog

ORGASMO X PRAZER

27 jul

Orgasmo é considerado uma das fases do Ciclo da Resposta Sexual no modelo linear, onde temos, Desejo, Excitação, Orgasmo e Resolução. É o ápice de prazer alcançado por uma pessoa durante o ato sexual.

Esse modelo foi aceito até o ano 2000 quando a ginecologista canadense Rosemary Basson sugeriu um modelo circular para o Ciclo da Resposta Sexual, conforme vemos abaixo:

A palavra ORGASMO não aparece mais, e sim SATISFAÇÃO EMOCIONAL E FÍSICA.

Muito tem se falado sobre tipos de orgasmo e técnicas variadas para atingi-lo, principalmente orgasmo feminino, como se senti-lo fosse um troféu e uma relação sexual que não termine assim não é satisfatória.

Percebo que a busca incessante pelo orgasmo mais atrapalha do que ajuda, pois às vezes a preocupação em “chegar lá” é tanta que se esquece de perceber e aproveitar o caminho. Uma relação sexual dura em média 15 minutos (sim, também acho pouco!), mas o foco acaba sendo APENAS aqueles poucos segundos finais que pode inclusive gerar algum tipo de frustração por não ter sido como esperado.

Óbvio que orgasmo é bom, mas esse não deve ser o único foco da transa! É possível ter Satisfação Emocional e Física em uma relação sem orgasmo.

O toque, cheiro, carinho, risos e gemidos que são trocados durante o sexo podem ser tanto ou até mais prazerosos, intensos e inesquecíveis que um orgasmo rápido e pontual.

Mas vejo que existe uma inadequação entre o que se sente na masturbação e na relação a dois, muitas pessoas não conseguem atingir orgasmo com a(o) parceira(o) mas alcançam facilmente sozinha(o). A resposta é simples: na transa a intensidade, o toque e a fricção não são iguais. A pressão que o homem faz no pênis ao se masturbar normalmente é maior que a pressão do canal vaginal, na mulher acontece o mesmo.

Então se posso dar uma “dica” para alcançar o orgasmo com a(o) parceira(o) é se masturbar sempre de formas variadas, posições, mãos e acessórios diferentes para que o corpo e cérebro se acostume de maneira diversa.

E quando estiver com alguém, aproveite todas as delícias que podem acontecer nessa troca, olhe nos olhos, sintam cada pedacinho de pele que é tocada, respire muito, mecha a pelve e relaxe, o orgasmo será apenas a consequência de tudo isso.


mm
Dharini

Terapeuta Sexual, Líder A Sós e Consultora de Produtos Eróticos desde 2009, sempre buscando aprender mais sobre a sexualidade humana a fim de ajudar mulheres e homens a aumentar sua autoestima, se descobrirem e perceberem que ter uma vida sexual ativa é sinônimo de saúde e bem estar!

Email Facebook

Veja também

Comentários


Receba novidades por email