inicio / blog

Blog

Trabalho em casa x Produtividade

13 nov

Diante do trânsito caótico, da falta de mobilidade e, muitas vezes, da violência das cidades, muita gente tem preferido trabalhar de casa. A modalidade conhecida como home office vem aumentando no Brasil e, inclusive, muitas empresas já oferecem essa opção.

Ao ser uma revendedora, por exemplo, você pode adotar essa abordagem para transformar a renda extra em principal. Ao mesmo tempo, trabalhar em casa é bastante conveniente. Só que essa possibilidade exige cuidado para que sua produtividade não fique comprometida.

Com foco, disciplina e algumas boas orientações, será mais fácil equilibrar tantas questões. Continue lendo e veja o que é preciso fazer!

Troque de roupa para trabalhar

Quando se trabalha fora de casa, trocar de roupa é imperativo, afinal, estar bem-arrumada é necessário para causar uma boa impressão. Ao fazer tudo em casa, entretanto, é comum ficar de pijama o dia inteiro.

Por mais que seja confortável, mata a produtividade e ainda te atrapalha caso um cliente apareça de surpresa em sua casa.

Para evitar, o ideal é trocar de roupa. Use peças agradáveis, mas que sejam arrumadas o bastante — ao menos, mais do que um pijama. Isso faz com que o cérebro mude a visão sobre o trabalho e tenha maior foco;

Monte um espaço produtivo

Outra questão é que o espaço deve ser produtivo. Esqueça a ideia de trabalhar na cama ou no sofá, pois é algo que compromete o rendimento.

Nesse espaço exclusivo, é importante ter espaço para o seu computador e sua agenda, por exemplo, além de contar com uma cadeira confortável. Também procure um espaço bem-iluminado e, se possível, longe do barulho.

Para completar, ele deve estar em um local da casa em que as interrupções sejam as menores possíveis.

Estipule um horário fixo

Para dar um gás na produtividade, o trabalho em casa também tem que ter um período fixo. Isso não significa que você deve trabalhar exatamente no horário comercial, mas é preciso ter hora para começar e para terminar.

Tal ação ajuda no planejamento dos seus afazeres, ao mesmo tempo em que evita a procrastinação em excesso.

Se tiver vários outros afazeres, encaixe o trabalho nos momentos livres, mas não deixe de estipular horas específicas do dia para cuidar das tarefas profissionais.

Porém, tenha atenção: cada coisa deve ter o seu período. Não misture tarefas domésticas na hora profissional, por exemplo, ou então tudo ficará comprometido.

Mantenha a rotina

Quando amanhece chuvoso, é tentador ficar embaixo das cobertas já que você trabalha de casa. Ou, então, basta um imprevisto aparecer para ir logo cancelando o trabalho em casa.

Embora não seja proibido, certamente é pouco recomendado. Ao fazer isso, você não cria um elemento fundamental: o hábito. Desse jeito, é muito mais difícil preparar seu cérebro para ter um bom rendimento em determinados momentos.

O ideal é criar uma rotina, com horários específicos que são seguidos diariamente, semana após semana. Isso ajudará a manter o foco e a produtividade, além de garantir que as funções não se acumulem.

Ao atuar com disciplina e planejamento, o trabalho em casa estará associado à alta produtividade. Assim, você poderá vender mais e fazer a carreira decolar com muita conveniência.

Quais são os seus desafios de produtividade no trabalho em casa? Conte suas experiências aqui no blog.


mm
Ivam

Email

Veja também

Comentários


Receba novidades por email