inicio / blog

Blog

Gestão para consultoras: 5 dicas de como organizar tempo e finanças

20 abr

Trabalhar com consultoria é uma atividade de muita responsabilidade. Para que tudo dê certo, é extremamente importante ter um bom planejamento financeiro que ajude o negócio a alcançar bons resultados.

Afinal, mesmo que exista uma cartela fixa de clientes, as vendas costumam variar seu fluxo conforme sazonalidade e o desempenho da economia. Com os cuidados certos, não haverá surpresas desagradáveis e a gestão financeira será um sucesso.

Quer saber como o planejamento para consultoras pode dar certo? Então leia este artigo e aprenda como organizar seu tempo e suas finanças.

1. Estabeleça metas reais em seu planejamento financeiro

Nada de atuar sem metas: não há sentido em trabalhar sem objetivos bem definidos. Portanto, saiba quanto você deseja ganhar por ano e determine quais medidas podem ser tomadas para reduzir custos fixos. Mas atenção! Esses números precisam ser reais.

Se você é iniciante, não se espelhe nas determinações de uma colega com experiência de anos. Respeite seu tempo e suas necessidades primordiais, busque maneiras de aperfeiçoar sua consultoria e se dedique aos treinamentos oferecidos pela rede. Na medida em que sua carreira se tornar estável, suas metas aumentarão e seus ganhos também.

2. Separe gastos profissionais e pessoais

Conhece o ditado que diz para “separar o lado pessoal do profissional”? Ele se aplica também na gestão de uma consultora. Manter as despesas pessoais e profissionais separadas garante a saúde financeira do negócio e contribui para que nenhuma surpresa desagradável surja pelo caminho.

Crie uma conta bancária para cada propósito. Esta iniciativa é essencial para visualizar melhor todas as movimentações de dinheiro realizadas e a entender como a que recursos elas são destinadas. Dessa forma, fica mais simples visualizar seu lucro e administrá-lo bem para que continue rendendo.

3. Utilize planilhas para gestão financeira

Assim como seu trabalho de consultoria exige planilhas para controle de pedidos e produtos, a sua gestão financeira deve receber a mesma atenção. Com a rotina movimentada de trabalho, muitas vezes não há tempo para ir ao banco ou analisar um extrato com calma.

A planilha auxilia a fiscalizar todos os seus gastos, além de servir como comparação entre determinados períodos. Caso algum problema se manifeste, você perceberá de imediato e poderá buscar uma solução adequada antes que ele cause algum prejuízo.

4. Inclua férias e gastos sazonais em seu planejamento para consultoras

Mesmo que trabalhe de forma autônoma, uma consultora também deve tirar férias. Este momento deve ser planejado e organizado na agenda da consultora com muita antecedência, pois é um período em que haverá uma entrada menor de dinheiro na conta.

Evite programar o descanso para épocas de bom faturamento, como datas comemorativas. Confira em sua planilha os registros de suas finanças e descubra quais são os meses de menor demanda e procure adaptá-los àqueles em que viagens e programas de lazer são mais em conta. Assim, você consegue se divertir sem gastar muito e sem prejudicar as vendas.

5. Mantenha uma reserva

Como consultora, a sua receita mensal tende a sofrer variações. Por isso, é interessante reservar parte de seu faturamento para emergências. Faça uma conta proporcional à média de vendas e estabeleça uma quantia para guardar sempre.

Assim, você fica preparada para situações de enfermidade, férias e redução do volume de trabalho. Se esta quantia não for usada mesmo depois de muito tempo, tente não gastá-la sem necessidade: em uma poupança, ela continuará rendendo.

Agora que você já sabe como fazer uma boa gestão financeira e se organizar com um planejamento para consultoras, é hora de dar mais um passo em sua carreira. Conheça estratégias para conquistar clientes em 2018 e aumente suas vendas!


mm
Marcela Gonçalves

Formada em Design Gráfico e pós graduada em Gestão Estratégica da Comunicação. Responsável pelo desenvolvimento do site, material de divulgação e redes sociais da A Sós.

Email Facebook

Veja também

Comentários


Receba novidades por email